Sinais contraditórios no preço de leite no Reino Unido da Covid-19 Sinais contraditórios no preço de leite no Reino Unido da Covid-19

06-04-2020 11:03:09 - Por: Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint

A situação atual é incerta, pois ninguém pode prever qual será o impacto.

Sinais contraditórios no preço de leite no Reino Unido da Covid-19
Os produtores de leite que fornecem à Müller, no Reino Unido, e que atendem às condições do Müller Direct Premium 20201 receberão um preço do leite de 27,25 ppl (33,74 centavos de dólar) a partir de 1 de maio de 2020, um aumento de 1 ppl (1,23 centavos de dólar).

Rob Hutchison, diretor de operações da Müller Milk & Ingredients, disse: “Após uma forte demanda do consumidor por produtos lácteos como leite fresco, iogurtes e manteiga, toda a cadeia de suprimentos está atualmente sob considerável pressão no momento. Estamos diante da incerteza, mas temos uma cadeia de suprimentos resiliente e estamos bem posicionados para lidar com isso.”

“O leite que coletamos de fazendas em toda a Grã-Bretanha desempenha um papel absolutamente vital para ajudar a alimentar a nação. Portanto, estamos comprometidos em fazer tudo o que pudermos para apoiar nossos fornecedores, mantendo níveis de atendimento de primeira classe ao cliente e atendendo à forte demanda do consumidor.”

Hutchison disse que, para atender à demanda recente, a empresa aumentou significativamente a produção total. "Mas, com a expectativa de que a demanda permaneça alta e alguns funcionários ausentes devido ao auto-isolamento, também estamos procurando 300 colaboradores adicionais para desempenhar um papel fundamental na fabricação e entrega de uma variedade de laticínios. Neste momento de crise nacional, toda a cadeia de suprimentos está realmente se unindo para garantir que os benefícios nutricionais dos laticínios estejam disponíveis para todas as famílias do Reino Unido".

Preços da Arla Foods permanecerão inalterados

A Arla, no entanto, disse que os preços do leite convencional e orgânico permanecerão inalterados em abril de 2020. No entanto, haverá um pequeno ajuste trimestral de menos de 0,15 pêni (0,18 centavos de dólar) por litro.

Quando aplicada ao preço de fabricação do Reino Unido, o preço por litro pago pela Arla a seus fornecedores de leite convencional será de 30,79 centavos (38,1 centavos de dólar) e de 39,83 centavos (49,32 centavos de dólar) por litro aos de leite orgânico, a partir de 1º de abril.

Ash Amirahmadi, diretor da Arla, disse: “Mobilizamos nossos negócios e trabalhamos o tempo todo para manter nosso pessoal seguro e fornecer aos clientes os produtos que eles desejam. Estes são tempos desafiadores e é encorajador ver o varejo e a agricultura se unindo. Gostaria de agradecer a todos os indivíduos que trabalham na Arla, desde a fazenda até a entrega nas lojas, pois continuam trabalhando excepcionalmente para garantir o abastecimento de leite nas prateleiras e entregar para a Grã-Bretanha.”

First Milk anuncia retenção do preço do leite em maio

A First Milk também anunciou que está mantendo o preço do leite para os membros em maio de 2020. Isso significa que o preço do leite, a partir de 1º de maio, será de 26,75 ppl (33,12 centavos de dólar) por litro padrão líquido e 27,63 ppl (34,21 centavos de dólar) por litro padrão de fabricação, ambos incluindo o prêmio por membro.

Jim Baird, diretor de agricultura e vice-presidente, disse: “A situação atual é incerta, pois ninguém pode prever qual será o impacto da Covid-19 na sociedade em geral ou nos preços do leite. Os mercados internacionais de produtos lácteos enfraqueceram e o setor de serviços alimentícios está fechado, mas a maioria de nossos clientes está focada nos mercados de varejo, que estão vendo forte demanda devido a preocupações com a disponibilidade de alimentos."

“Não há espaço para complacência nas circunstâncias atuais. Revisamos e fortalecemos nossos planos de contingência nos negócios e, até agora, nossos sites estão operando de acordo com o plano.”

“Em toda a nossa cadeia de suprimentos — de produtores membros a transportadores e colaboradores da First Milk —, todos estão trabalhando incansavelmente e em circunstâncias difíceis para desempenhar nosso papel na alimentação da nação. Quero agradecer a todos os envolvidos por todo o apoio. Estamos bem posicionados e continuaremos fazendo tudo o que pudermos para minimizar o risco de retornos futuros para nossos membros nesses tempos difíceis."

Saputo Dairy UK

Em janeiro, a Saputo Dairy UK anunciou de 1º de março a 1º de julho que estava baixando o preço do leite para 28,7 ppl (35,54 centavos de dólar) para os produtores de Davidstow .

"Como as condições no mercado de cheddar no Reino Unido continuam desafiadoras, tomamos a difícil decisão de reduzir o preço do leite", afirmou Chris Thomson, diretor de compras do grupo Saputo Dairy UK. “No entanto, como parte do nosso compromisso de proporcionar a nossos agricultores a maior estabilidade possível, também nos comprometemos a manter o preço do leite em 28,7 ppl, até 1 de julho de 2020. Isso significa que não haverá mais reduções, pelo menos pelos próximos quatro meses. Nosso preço ainda permanece um dos mais altos do Reino Unido.”