RS pede auditoria da Agricultura para virar área livre sem vacinação RS pede auditoria da Agricultura para virar área livre sem vacinação

23-04-2019 09:15:10 - Por: Isto É

Covatti Filho disse que o RS vem cumprindo as metas estipuladas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa.

RS pede auditoria da Agricultura para virar área livre sem vacinação
Auditores do Ministério da Agricultura devem visitar o Rio Grande do Sul na segunda quinzena de julho para avaliar a situação do Estado em relação à febre aftosa no rebanho. O objetivo, conforme relatou a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpdr) do RS, em nota, é a obtenção do status de área livre de aftosa, sem vacinação. Ainda de acordo com a Seadpdr, o pedido de auditoria foi formalizado nesta segunda (22) pelo secretário de Agricultura, Covatti Filho, que entregou o documento ao superintendente federal do Ministério da Agricultura no RS, Bernardo Todeschini, em evento de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do RS.

Covatti Filho disse que o RS vem cumprindo as metas estipuladas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa 2017-2026 desde uma auditoria do governo federal, feita em 2017. “O plano tem sido implementado e permitido alcançar as metas definidas, sendo que a maioria delas já foi atendida ou está em andamento”, garantiu.

Conforme o documento, houve progresso no sistema de vigilância e monitoramento a campo em todo o Estado, incluindo o controle de trânsito animal e produtos de origem animal nos postos de divisa e fronteira. Covatti Filho disse ainda que o Rio Grande do Sul tem mantido adequada estrutura de pessoal e de equipamentos, capilaridade em todo seu território, e ausência de circulação viral de febre aftosa nos países limítrofes com o Estado.